Conheça Furnas

Sobre Furnas

São 1.440 km² de área coberta de água doce e cristalina. Área maior que Hong Kong na China. Equivalente a 21 mil Maracanãs. Se todo o seu volume de água fosse utilizado para o consumo humano, daria para atender a 3,1 milhões de pessoas por toda a vida, levando em consideração a média de 80 anos, segundo dados da ONU. O nome "Mar de Minas" faz jus a essa imensidão que é o Lago de Furnas.

Os cânions são as principais atrações da Represa de Furnas, que abrangem 34 municípios e entre eles está São José da Barra, onde se localiza o Balneário Shangrylá, por onde é possível realizar os principais passeios turísticos da região.

Os enormes paredões de pedra chegam a mais de 50 metros de altura e estão acessíveis apenas por barco, ou para os mais aventureiros, por meio de escaladas e rapel. Os roteiros de chalanas, barcos que acomodam grandes grupos de pessoas, oferecem boas opções de visitação.

É imprescindível visitar as cachoeiras, os balneários e as piscinas naturais. Considerado como um dos maiores lagos artificiais do mundo, sendo a maior extensão de água do estado de Minas Gerais, a Represa de Furnas está localizada à sudoeste desse estado. Represado em 1958, para a construção da primeira hidrelétrica de Furnas, o Lago tornou-se hoje um pólo turístico. Rico em tesouros naturais, suas matas resguardam redutos à aventureiros e desafios para quem gosta de ecoturismo.

Bem próximo daqui está o Parque Nacional da Serra da Canastra, uma reserva criada em 1972, que possui chapadões de até 1,5 mil metros de altura. Trilas e expedições são oferecidos pelas operadoras e agências de turismo.

Opções não faltam para o turista, como atividades de pesca, esportes náuticos e principalmente: descanso. Outro local para passeio na região do Lago de Furnas é a Trilha do Sol.

Alguns vídeos